relacionamento inter e intra pessoal
relacionamentos ele passam a existir a partir da interaçao das pessoas, mesmo com cada um com sua individualidade
relacionamento interpessoal 3 fatores:
Ambiente, devemos agir conforme o ambiente, ngm vai rir num funeral por exemplo
EU, voce é voce, voce tem que tomar cuidado que oque é seu nao vaze para os outros, e desconte por exemplo a raiva em alguem que nao tem nada a ver com o problema seu
Outro, o outro tbm é uma pessoa, empatia, ele tem suas opinioes, ideias, gostos e etc. objetivo é buscar harmonia numa relaçao
relacionamento intrapessoal:
devemos aprender a cuidar das nossas proprias emoçoes e sentimentos se autoconhecendo, aprenda a lidar consigo mesmo para que ajude a lidar com os outros
trabalho em equipe e grupo:
grupo é uma quantidade de pessoas juntas, mas a equipe é organizada, com objetivos comum e tendo um certo nivel de cooperaçao mutua para comprir seu objetivo
um exemplo citado de equipe é o de corrida aonde sao super rapidos e sincronizados para nao segurar o carro e fazer perder a corrida
tipos de comportamento:
ideal comportamento assertivo
sendo os comportamentos 3
assertivo, expressao emoçoes, sentimentos, opinioes, necessidades de forma correta e ainda se preucupa com o direito dos outros
sabendo como agir corretamente é muito bem visto pelas empresas por ser colaborativo e construtivo, eficaz e adequado ao ambiente de trabalho
agressivo, expressam necessidades opinioes de forma hostil, ameaçadora ou punitiva, valorizao muito o proprio direito e
descredibiliza o alheio, conflitos gerados por esse comportamento pode nao ser util para o clima de uma equipe em uma empresa, atrapalhando
a realizaçao do objetivo
passivo, pessoa que nao sabe ou nao consegue se expressar, nao expoem suas ideias necessidades e opinioes
e ficam calados diante qualquer acontecimento, se sobrecarregam por nao saber falar nao e assim nao conseguindo colaborar de maneira satisfatoria
comunicaçao assertiva é saber se expressar e ainda nao buscar conflito e sempre o melhor