PROATIVIDADE: Demonstra iniciativa na busca por mudanças e melhorias sem precisar de estímulos externos
Por que a proatividade é importante para uma empresa?
– Seu trabalho ñ se resume somente a executar suas obrigações em determinado prazo;
– Pensa na empresa como um todo e ñ somente em seu departamento ou função
– Buscam desenvolver sua qualificação pessoal
MITOS SOBRE PROATIVIDADE:
– Proatividade = Produtividade( Atingi determinada tarefa em determinado tempo)
– Proatividade ñ pode ser desenvolvida, a pessoa nasce proativa ou ñ
LIDERANÇA: Habilidade de motivar e inspirar as pessoas de forma positiva
Liderança pelo exemplo:
– Incentiva a equipe com entusiasmo, inspira confiança e vontade de crescer dentro de uma organização
– transmite positividade durante situações desafiadoras, incentiva a equipe. Escuta e acolhe seus membros de forma calorosa e respeitável as sugestões e ideias da equipe e colocando em prática.
LIDERANÇA HUMANIZADA:
– Trabalhar o comportamento e autoconfiança dos funcionários eliminando crenças que ñ agregam para a produtividade da empresa.
– Foco em desenvolver as habilidades de cada colaborador, aproveitando o máximo o que cada um tem a oferecer
LÍDER x CHEFE
Líder: Competência profissional
Chefe: ocupa um cargo de liderança hierarquicamente acima
LÍDER EMERGÊNTE
Líder que ñ é necessariamente o chefe, ele é escolhido pelo grupo, aquele que todos confiam.
CARACTERISTICAS DE UM LÍDER:
– Comunicação assertiva
– Inteligência emocional
– Empatia
– Responsabilidade e comprometimento
– Ter uma visão ampliada do empreendimento
– Gosta de trabalho em equipe
– Sabe empoderar a equipe