Anotação de Aula


SEGURANÇA E BIOSSEGURANÇA

ASSEPSIA: Ausência de microrganismos que causam doença; A ideia é prevenir infecções reduzindo os microrganismos em uma quantia insuficiente para causar alguma complicação.

DIFERENÇA – LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO:
Limpeza: Ato de detritos e depósitos na superfície; Higienização: Envolve limpar bactérias depois que a superfície já foi limpa ou removida.

DESINFECÇÃO: Desinfectar significa matar vírus e patógenos específicos em uma superfície usando um desinfetante. Esses agentes de limpeza devem matar 99,999% de bactérias, vírus e fungos infecciosos dentro de um período de 5 a 10 minutos.

ESTERILIZAÇÃO: Esterilizar um item significa erradicar completamente os micróbios em sua superfície.

CUIDADOS E DESCARTE

Grupo B – Resíduos químicos: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Grupo C – Dejetos radioativos: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.

Rejeitos sólidos
Frascos de vidros vazios:
-Deverão ser acondicionados sem o símbolo de radioativo em caixas perfurocortantes.
-As caixas serão fechadas e devidamente identificadas com a etiqueta contendo o símbolo de radioatividade.

Seringas:
-Deverão ser acondicionados em caixas para perfuro cortantes (DESCARTEX; DESCARPACK, etc.)
– A caixa deverá ser fechada respeitando-se o limite de conteúdo demarcado pelo tracejado em seu interior
-A caixa deverá ser devidamente identificada com a etiqueta contendo o símbolo de radioatividade e todos os cantos da etiqueta preenchidos no local de entrega

Tubos de plástico e outros elementos plásticos:
-Deverão ser colocados em sacos brancos para resíduos infectantes.

Grupo D – Resíduos comuns: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.


Deixe um comentário