proatividade e liderança
PROATIVIDADE:
competencia que demonstra iniciativa sem estimulos externos
“melhor previnir do que remediar”, ela identifica como pode ser optimizado buscando fazer oque necessario e oque pode
no trabalho ser proativo é propor novas ideias, participar de processos, solucionar desafios e evitar problemas e sempre ser ativo fazendo oque pode
ate mesmo aprender novas competencias
empresas procuram proativos pois, fazem mais para ajudar a todos, ate mesmo aquilo que esta alem das obrigaçoes com determinado prazo
valendo resaltar que proatividade nao tem a ver com produtividade
LIDERANÇA:
habilidade de motivar ou inspirar pessoas de forma positiva instigando a pessoa a dar mais de
si em alguma tarefa ou atividade, sendo essencial confiança e comprometimento entre lider e colaboradores
o lider deve ser alguem de lugar, pois iram se inspirar e reproduzir atitudes do lider, um lider tem que ser
exemplar para seus colaboradores sendo uma base, alguem que almejam e seguem
liderança humanizada, é trabalhar o comportamento dos funcionarios tirando crenças que atrapalha a produtividade
ou nao agregam a empresa, sendo o foco mais nas pessoas individuais e seu desenvolvimento de habilidades
, para aproveitar o maximo que cada um pode oferecer
ser lider nao é ser chefe:
chefe possui um cargo maior na hierarquia e que ta para chefiar
lider é mais uma competencia,”quem dera se todo chefe fosse um lider”-professora
conceito de lider emergente:
é um lider escolhido pelo grupo por terem mais confiança e ser um simbolo maior de ajudar e
liderança
TODO LIDER TEM:
comunicaçao acertiva
inteligencia emocional
empatia
habilidade de resoluçao de problemas
responsabilidade e comprometimento
ter visao ampliada sobre o empreendimento
gostar de trabalhar em equipe
sabe empoderar sua equipe